terça-feira, 21 de maio de 2013

"Liberatura" Francesa


Boa tarde pessoal...

Após uma jornada ao fim do mundo, estamos aqui para abrir o primeiro post da série literária do nosso querido e amado blog, Pod-Ler e fique a vontade para comentar.

O mês de maio, está sendo dedicado as estreias, tudo bem sabe-se que é o mês das noivas e tal...mas deixando as sonhadoras de lado, vamos falar um pouco de história.
Primeiro uma opinião concreta, sobre livros que viram filme ou adaptações, senhor diretor ou você faz ele fiel ao livro, ou a caca tá feita.

Mas vamos lá, chega de enrolação.
Era uma vez na França do século XIX, um cara chamado Jean Valjean, que foi condenado a prisão por ter roubado pão para sua irmã e seus sete sobrinhos que passavam fome, e ainda por inúmeras tentativas de fuga. Após 19 anos em cárcere, ele finalmente é libertado, porém vê-se marginalizado e discriminado, por ser um ex-presidiário. 

Sem local para se estabelecer, o benevolente Bispo Myriel, concorda em hospedar Valjean em sua casa, porém este faz jus a sua fama de ladrão e rouba os talheres de prata do bispo e foge, mas um golpe de sorte, faz com que ele tenha esperanças de se tornar alguém no futuro.

Com a prataria que o senhor bispo lhe dá, Valjean se torna uma pessoa de bem, e troca seu nome para pai Madeleine, após ter sido recuperado nos Alpes Franceses. 

Durante sua jornada, vários personagens darão seus nomes para os diferentes volumes do romance, o qual testemunha a miséria do século, onde o povo passava fome e os reis se esbaldavam em seus banquetes.
Bom mas e daí? Que obra é esta? Quem é o autor? Boa pergunta minha gente, não sei...hahaha.

Brincadeiras a parte, estou falando sobre uma das obras mais conhecidas e que recentemente foi refilmada em forma de musical por Tom Hooper, Les Misérables, do senhor Victor Hugo. No Brasil disponível por várias editoras, entre elas a Editora Scipione e a Editora Martin Claret.

Agora vem a tragédia, sabe-se muito bem que uma obra como esta, pode ser um romance, e ao mesmo tempo se tornar uma peça em atos. Mas na minha humilde opinião, o desgosto maior for ver o que se tornou:  um musical. Porque sinceramente como diz Vinícius Volcof do site Posfácio, "Filmes musicais são sem dúvida, engraçados. Toda vez que se assiste, se fantasia uma realidade onde as pessoas saem cantando e dançando pelas ruas pelo motivo mais banal e com coreografias aprendidas por osmose"

E sabe o que mais, fiquemos com o livro...porque só de pensar na Anne Hathaway cantando a capella, tenho 40 tipos de insônia. Mas se você quiser curtir no mudo, abaixo está o trailer do filminho básico de 3 horas. Voilá!!!


A bientôt!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário