domingo, 3 de novembro de 2013

Como Eu Era Antes de Você

Olá pessoas!

A vida sem internet é fria, escura e solitária, mas espero em breve resolver isso, e postar um pouco mais.

Pois vamos ao que interessa! Hoje vou comentar um pouco sobre um livro que terminei de ler recentemente, "Como Eu Era Antes de Você", escrito pela Jojo Moyes.

Confesso que comecei com um pé atrás, a capa não me convenceu muito e estranhei um pouco como a Jojo escreve. Achei a protagonista meio boba e sem graça. Opiniões que mudaram completamente ao decorrer do livro.

Vou tentar apresentar a história sem spoilers.
Louise Clark é uma moça que está a procura de um emprego, mas não consegue encontrar nada em que se encaixe. Até que surge uma vaga como acompanhante de um homem paralítico.
Para sua surpresa, ela é aceita. O seu "paciente", Will, é jovem e extremamente mau humorado e amargo, e Lou só não desiste do trabalho, que por contrato deverá durar 6 meses, porque precisa ajudar nas despesas da casa.
Ao pouco ela vai conhecendo mais o homem de quem cuida, e várias coisas acontecem.

Basicamente é isso. Dai você pensa: Tá, eles vão se apaixonar e todos serão felizes pra sempre.

Bem.. Não. O livro traz uma proposta de reflexão, e sem duvidas entrou na minha lista de "Livros Que Me Fizeram Ficar Desidratada" (de tanto chorar). Aliás, esse poderia ser o titulo dessa seção. Ou não. Enfim... Vale muito a pena ler, recomendo.

Agora fiquem atentos, porque infelizmente vou ter q dar SPOILERS! Não são tão sérios, mas tem gente que não gosta. Então, quem não leu feche os olhos a partir daqui. Estão avisados. Não adianta chorar.

Dessa vez nao tirei foto :(

Tudo muda na rotina de Lou quando ela ouve uma conversa da mãe de Will com a irmã dele, sobre ele  já ter tentado se matar, e estar decidido a ir para a Suíça cometer suicídio assistido, dentro de 6 meses.
Lou logo pensa: Como assim eles vão deixar ele se matar? Que tipo de família é essa?
Sabendo disso, ela resolve fazer uma serie de coisas para animar Will, e tentar faze-lo desistir de se matar.
Sim, tem romance, ela se apaixona por ele, ele por ela. Lindo. Mas ele ainda quer se matar, pois uma vida assim não é o suficiente para ele.

Pois eu pergunto, e se fosse com algum de vocês? Nunca mais poder sair de uma cadeira, nem comer sozinho, muitas vezes nem respirar sozinho. Ter uma vida planejada, e ver tudo isso desmoronar.

E a família? Acompanhar esse sofrimento, dia após dia, sem conseguir fazer nada.
E Lou? Apaixonada por uma pessoa que quer se matar, e mesmo tentando com todas as forças fazer com que ele viva, não consegue.

A autora conseguiu sem duvidas me comover, e me fazer pensar sobre essas questões. É muito fácil falar que uma pessoa tem que viver a qualquer custo, mas quem consegue ficar um dia inteiro sem fazer uso do corpo? E com um emocional inabalável?

Espero que quem leia aproveite bem o que tem em mãos, e não diga da boca pra fora: "nossa, como reclamamos por nada", vire as costas e continue com a mesma atitude. É difícil dar valor ao que já nascemos possuindo, como um corpo saudável? Sim.
Mas é possível mudar aos poucos, principalmente após uma leitura agradável e impactante como "Como Eu Era Antes de Você".

Nossa, já escrevi demais! Até a próxima ver que conseguir filar internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário